sexta-feira, 22 de junho de 2012

Idade Moderna


A IDADE MODERNA se divide em três períodos que são: Renascimento, Racionalismo e Iluminismo.

O período Renascentista foi marcado por várias inovações como o surgimento da bússola, da pólvora, do papel, gravura e imprensa.

Por se caracterizar pela transição do feudalismo para o capitalismo mercantil há também o surgimento de uma nova classe social: a burguesia.

O descobrimento de novas rotas marítimas e a descoberta de novos continentes contribuíram com o desenvolvimento da época.

O pensamento se modifica. Enquanto na Idade Média se centralizava no tema teológico, a Idade Moderna se importa com o homem, a ciência e a razão.

A ciência se desenvolve, pois busca-se explicações para os fatos que não seja religioso.

O homem passa a ser visto de outra maneira, o mundo passa a girar em volta dele e consequentemente um novo modelo de Estado. Distinguiu-se a ciência da religião.

O período Racionalista caracteriza-se pela razão, ou seja, tudo passa a Ter uma explicação cientifica. A física e a química se separam da filosofia.

O Iluminismo traz a idéia de que a sabedoria seria atingida pela razão, tenta combater o absolutismo, a influência da igreja e a tradição.

A razão é acompanhada pelo espírito crítico, desprezando a ignorância. Imagina-se com um homem em equilíbrio que concilie a natureza com a razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário