IDADE CONTEMPORANEA
A IDADE CONTEMPORÂNEA iniciou-se no século XIX, a filosofia se deu na valorização da ciência e extensão do método cientifico a outras disciplinas, apresentando as seguintes características positivistas como completo desprezo por tudo o que estiver além da experiência sensível e concreta, supervalorização das ciências (que tiveram grande impulso na época do surgimento dessa corrente) como modelo supremo do saber e preocupação exclusiva de estudar apenas aquilo que pode ser útil para o homem. Os homens confirmar suas idéias comparando-as com a realidade concreta, com a experiência sensível. Abandona-se a consideração das causas e dos porquês dos fenômenos e passa-se a analisar os processos, as leis segundo as quais ocorrem esses fenômenos.
Quanto a política e à organização social, a fase positiva da humanidade é aquela em que o poder passa às mãos dos industriais, que utilizam o conhecimento dos sábios, técnicos e cientistas. Neste período começa também as investigações psicológicas sobre o mecanismo do raciocínio e da memória, separando a psicologia e a sociologia da filosofia e tornando-se ciências independentes, início da formação às ciências humanas.
No século XX dá-se início ao desenvolvimento da lógica e da lingüística, procurando criar métodos que lhe permitam manipular corretamente os dados de diversas ciências, inter-relacionando-as para ter uma visão global da realidade, dando a ciência como tema central para a filosofia destacando a teoria do conhecimento no homem, como surge e como se desenvolve desde o nascimento até a maturidade.
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